Evento reforça o compromisso com a sociedade e a categoria ao padronizar análises de denúncias.

O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) promoveu, nessa terça (9) e quarta-feira (10), em Brasília, seminário nacional sobre padronização de análises de denúncias referentes ao exercício ilegal de atividades privativas da categoria por quem não tem qualificação nem habilitação profissional. O evento teve como objetivo apresentar instrução de trabalho que detalha os procedimentos a serem adotados pelos Conselhos Regionais. O documento foi feito por Grupo de Trabalho formado pela colaboradora federal Deise Regina Baptista e representantes de cinco CRN. A coordenadora técnica do CRN-10, Pietra Diehl Klein, foi uma das participantes.

Segundo membros do GT, o seminário nacional serviu para reforçar o compromisso do Sistema CFN/CRN perante a sociedade e a categoria, uma vez que os Conselhos devem defender e orientar a população sobre os riscos à saúde causados pelo exercício ilegal da profissão. Cabe aos Regionais o papel de subsidiar as autoridades competentes com o levantamento e a coleta de elementos que possam configurar a prática da infração penal, com a análise de indícios e provas que possibilitem, de alguma forma, auxiliar o Ministério Público e a Polícia Civil no processamento de eventual prática delitiva.

Entre as representantes dos Conselhos Regionais que compõem o Grupo de Trabalho, estão a coordenadora técnica do CRN-2, Fernanda Fiorenza; a nutricionista fiscal do CRN-3, Glenda Bellini; a coordenadora de Fiscalização do CRN-4, Samara Crancio; a coordenadora técnica do CRN-9, Elisa Alves Dias e Álvares; e a coordenadora técnica do CRN-10, Pietra Diehl Klein.