Com poesia, música e apresentações de grupos culturais, teve início nesta segunda-feira (11) a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Com o lema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, esta é a primeira edição do evento após a recriação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), extinto em 2019 e reinstalado em 2023. São esperadas mais de 2 mil pessoas de todos os estados até o encerramento das atividades, no dia 14 de dezembro.

A meta é mobilizar toda a diversidade social e redes do setor para debater diferentes práticas, avaliar e propor políticas públicas e programas para a construção do terceiro Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – PNSAN.

O evento será norteado por três eixos principais de discussão:
– Determinantes estruturais e macrodesafios para a soberania e segurança alimentar e nutricional;
– Sistema nacional de segurança alimentar e nutricional e políticas públicas garantidoras do direito humano à alimentação adequada;
– Democracia e participação social.
Foram recebidas pela Comissão Organizadora o total de 736 propostas oriundas das Conferências de 26 estados e do Distrito Federal, de 21 Conferências Livres e 23 recomendações do Consea resultando em 296 propostas sistematizadas.

CFN no CNSAN
O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), juntamente com representantes do Coletivo de Nutricionistas no SUAS, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SESAN/MDS), da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social e do Instituto Fome Zero, irão promover uma mesa redonda sobre a agenda de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Assistência Social. A ideia é contribuir de maneira efetiva para a erradicação da fome e da insegurança alimentar e nutricional e a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada no contexto socioassistencial.

Com o tema “Contribuições da agenda de Alimentação e Nutrição no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) para superação da fome e da insegurança alimentar e nutricional”, a mesa redonda contará com a presença do presidente do CFN, Élido Bonomo, e terá o objetivo de proporcionar um ambiente propício para a troca de experiências, ideias e propostas, além de estimular a participação e a contribuição ativa dos participantes para a construção coletiva de soluções e sugestões no âmbito dos temas abordados, especialmente em relação à alimentação, enquanto direito humano e social previsto na Constituição Federal.

A mesa redonda acontecerá no dia 13 de dezembro, de 18h às 19h30, no Mezanino 2 do Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Acompanhe ao vivo

A 6ª Conferência Nacional de SAN está sendo transmitida ao vivo pelo Canal Oficial da Presidência da República, no YouTube, pelo link: youtube.com/@SGPR

Participe!