A regulamentação da atuação dos profissionais da área da saúde foi tema de um painel durante o IV CongrePICS (Congresso Brasileiro de Práticas Integrativas e Complementares). A presidente do CRN-10, Vânia Passero, coordenadora da Comissão Especial e Transitória de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do CFN (CET-PICS/CFN), apresentou as resoluções relacionadas aos nutricionistas e esclareceu o andamento deste trabalho da Comissão, que acompanha as mudanças e demandas que surgem para aprimorar a atuação dos profissionais nas PICS. A presidente também abordou a publicação do Guia de Prescrição e Dispensação de Suplementos Alimentares e Fitoterápicos que contribuiu muito para difundir as regras nesta área.

Estiveram no evento os integrantes da CET-PICS/CFN, Deise Lopes, Sula Camargo, Daniel Miele Amado e Thaísa Navolar.

Os representantes dos conselhos profissionais de Farmácia, Psicologia, Enfermagem, Fonoaudiologia e Biomedicina também participaram do debate e apresentaram suas regulamentações em relação às PICS.

Leia as resoluções e materiais técnicos – Clique aqui

Conexões – No terceiro dia do IV CongrePICS, as integrantes da CET-PICS/CFN, Deise Lopes, Sula Camargo e Thaísa Navolar, promoveram uma reunião com nutricionistas habilitados em PICS para aproximar estes profissionais ao Conselho e ouvir as demandas e possíveis desafios. A conselheira do CRN-10, Juliana Franco, e a coordenadora técnica do CRN-10 Pietra Klein também participaram do encontro. Os participantes falaram um pouco do dia a dia e contaram quais práticas estavam sendo implementadas.

Painel – Outro destaque do evento foi a apresentação do diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, Marcos Pedrosa, durante uma mesa de debates com o tema “As PICS como Política Pública no cenário brasileiro: Experiências na Atenção Primária em Saúde”. O diretor apresentou o modelo de cuidado, abordou as práticas coletivas de promoção da saúde e ressaltou que os centros de saúde podem ser espaços de encontro, ressaltando a importância das PICS para o atendimento integral.

Moção de Apoio à Acupuntura –  Um abaixo assinado circulou durante o IV CongrePICS para aprovar uma Moção de Apoio à Acupuntura como encaminhamento do evento.  O objetivo é enviar o documento ao senador Paulo Paim, relator do Projeto de lei que regulamenta a profissão de acupunturista (PL 5.983/2019). Em setembro as entidades representantes das profissões pediram numa audiência pública que o exercício da atividade seja autorizado, mas o tema continua sem consenso no Senado. O relator do projeto afirmou na época que iria analisar as contribuições das entidades antes de apresentar um novo relatório. Se a matéria for aprovada no Senado sem ajustes, seguirá para sanção do presidente da República.