Fundamentos da Padronização Internacional do Processo e da Terminologia de Cuidado em Nutrição

Material produzido pela Associação Brasileira de Nutrição – Sistema que define caminhos obrigatórios e padronizados, específicos ao trabalho do nutricionista, que auxiliam na resolução ou melhora de problemas relacionados à nutrição. Para cada passo há uma terminologia, ou linguagem profissional, padronizada, que é chamada de TPCN (Terminologia do Processo do Cuidado em Nutrição). O objetivo da padronização do PCN e da TPCN é fornecer estrutura para o nutricionista individualizar o cuidado. Ou seja, a padronização é feita para o processo, e não para o cuidado, que deve ser individualizado; é fornecer cuidados seguros, efetivos e de alta qualidade para os clientes.

https://crn10.org.br/wp-content/uploads/2024/01/manual-fundamentos-da-padronizacao-internacional-do-pcn-1702561463.pdf

GUIA DE PRESCRIÇÃO PELOS NUTRICIONISTAS E DISPENSAÇÃO PELOS FARMACÊUTICOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES E FITOTERÁPICOS

 

Conheça o GUIA DE PRESCRIÇÃO PELOS NUTRICIONISTAS E DISPENSAÇÃO PELOS FARMACÊUTICOS DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES E FITOTERÁPICOS.

Clique aqui para acessar a publicação

Manual Orientativo para Nutricionistas atuantes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)

Publicação produzida pelo CRN-10 com colaboração de profissionais da área. Além do Manual, no link abaixo você encontra materiais complementares que contribuem com as rotinas nestas instituições.

https://crn10sc-my.sharepoint.com/:f:/g/personal/secretaria_crn10_org_br/Eig2i72vpO9FgPK3Gy5X-IIBlDVc4DEyl0lPzrhvvQqriA?e=fNwkD9

Caderno “Compras Institucionais para promoção da Alimentação Adequada e Saudável”

Clique no título para download do arquivo:

Compras Institucionais para promoção da Alimentação Adequada e Saudável

Guia de Princípios de Ética e Conduta para Acadêmicos de Nutrição

Os CRN-2, CRN-3, CRN-8, CRN-9 e CRN-10 lançam o Guia de Princípios de Ética e Conduta para Acadêmicos de Nutrição.

O Guia é para estudantes que desejam se tornar profissionais bem-sucedidos, agentes de transformação e promover melhorias na saúde da população. O documento contém diretrizes essenciais para a conduta ética no âmbito acadêmico e que facilitarão sua transição e ingresso na vida profissional.

Toda profissão regulamentada no Brasil trilha o caminho da ética. Para isso, o estudante, como futuro nutricionista, deve conhecer a legislação referente à profissão, incluindo o Código de Ética e de Conduta do Nutricionista (CECN).

Clique no título para download do arquivo:

Guia de Princípios de Ética e Conduta para Acadêmicos de Nutrição

Pôsteres CRN10 – CONBRAN 2020

O CRN10 apresentou os pôsteres “Atuação do Nutricionista em Atividades de Educação Alimentar e Nutricional nas Instituições de Longa Permanência para Idosos de Santa Catarina” e “Perfil das Instituições de Longa Permanência para Idosos Fiscalizadas pelo Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região” no Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição (CONBRAN) de 2020, realizado online em janeiro de 2021.

Clique nos título para download dos arquivos:

Atuação do Nutricionista em Atividades de Educação Alimentar e Nutricional nas Instituições de Longa Permanência para Idosos de Santa Catarina

Perfil das Instituições de Longa Permanência para Idosos Fiscalizadas pelo Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região

 

Guia: COVID 19 – Orientações para Nutricionistas atuando em Instituições de Longa Permanência para Idosos

Ao atuar em instituições de longa permanência para idosos (ILPI), o nutricionista deve, conforme previsto na Resolução CFN 600/2018 desempenhar atividades relativas à área de nutrição clínica e à área de alimentação coletiva. Por isso, mediante o cenário de pandemia, cuidados especiais são necessários nas atividades que compreendem as duas áreas de atuação.

Clique AQUI para acessar a publicação do CRN10.

Recomendação de Boas Práticas durante a pandemia de COVID-19

CFN emite documento com Recomendações aos Nutricionistas e Técnicos em Nutrição e Dietética para atuação durante o período de pandemia de COVID-19.

O conjunto de recomendações apresentadas no documento tem como objetivos proteger a saúde dos profissionais da área e da população em geral, estabelecer condições de trabalho para os envolvidos nas atividades essenciais voltadas para o enfrentamento da pandemia, contribuir para as medidas de segurança que vêm sendo determinadas pelas autoridades sanitárias e zelar pela excelência da assistência nutricional e dietoterápica prestada pela categoria à sociedade brasileira.

Acesse aqui.

Novo Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos

Ministério da Saúde lança o novo Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos.

O documento está disponível gratuitamente para download – acesse aqui.

O novo guia traz entre os princípios, que a saúde da criança é prioridade absoluta e responsabilidade de todos.

Dentre os 12 passos para uma alimentação saudável contidos no Guia, é reforçado o oferecimento de alimentos in natura após os 06 meses de idade da criança e que o açúcar não deve ser oferecido para aqueles menores de 2 anos.

Consulta Pública ANVISA: Rotulagem nutricional

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) iniciou uma consulta pública com o objetivo de revisar as atuais normas brasileiras para rotulagem e facilitar a compreensão das informações nutricionais pelo consumidor, que estará aberta até o dia 09/12/2019. Considerando a possibilidade de contribuição da sociedade, o Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições da Universidade Federal de Santa Catarina (NUPPRE/UFSC) elaborou o presente documento (acesse aqui) a fim de auxiliar para que as contribuições tenham base científica. Sinta-se livre para copiar os argumentos utilizados nesse guia para estruturar a sua contribuição. Para contribuir, acesse: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=50279

Fonte: Núcleo de Pesquisa de Nutrição em Produção de Refeições da Universidade Federal de Santa Catarina
Contato: nuppre@contato.ufsc.br

Panorama geral do PAT

Você conhece o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT)? Sabe qual o objetivo e quais os critérios de credenciamento, quais os benefícios?

O PAT é um programa governamental de adesão voluntária, que busca estimular o empregador a fornecer alimentação nutricionalmente adequada aos trabalhadores, por meio da concessão de incentivos fiscais, tendo como prioridade o atendimento aos trabalhadores de baixa renda (Fonte: PAT Responde – Orientações, no portal MTE).

Conheça um pouco mais sobre o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), clique aqui.

Palestra da Nutricionista e Fitoterapeuta Vanderli Marchiori – Projeto Interior é 10 – 8ª Edição

Disponibilizamos abaixo a palestra da Nutricionista e Fitoterapeuta Vanderli Marchiori, apresentada no evento Interior é 10 – 8ª Edição.

Fitoterapia: da teoria à prática 

Palestra da Nutricionista e Fitoterapeuta Vanderli Marchiori – Dia do Nutricionista 2016 – Florianópolis

Disponibilizamos abaixo a palestra da Nutricionista e Fitoterapeuta Vanderli Marchiori, apresentada no evento em comemoração ao dia do nutricionista 2016 em Florianópolis.

Fitoterápicos no tratamento da síndrome metabólica

Palestra da Nutricionista Tânia Rodrigues – Projeto Interior é 10 – 7ª Edição

Disponibilizamos no link abaixo a palestra “Suplementos Nutricionais no Esporte – Indicação de Uso” da nutricionista Tânia Rodrigues, apresentada no evento Interior é 10 2016.

Suplementos Nutricionais no Esporte – Indicação de Uso

Pôster CRN10 – Ganepão 2015

O CRN10 apresentou o pôster “Atuação do Nutricionista em Nutrição Clínica – Consultório no Estado de Santa Catarina” no GANEPÃO de 2015, realizado em São Paulo/SP. O objetivo do trabalho foi de apresentar dados referentes à atuação do nutricionista na área através da aplicação de Roteiros de Visitas Técnicas (RVT), realizadas nos anos de 2013 e 2014, em 40 consultórios/clínicas do estado de Santa Catarina.

Clique no título para download do arquivo:

Atuação do Nutricionista em Nutrição Clínica – Consultório no Estado de Santa Catarina

Palestra da Nutricionista Gillian Alonso – Projeto Interior é 10 – 6ª Edição

Disponibilizamos aqui o material da palestra apresentada pela Nutricionista Gillian Alonso no Projeto Interior é 10 – 6ª Edição. Clique no link abaixo para acessar o material.

Empreendedorismo: O novo desafio do Nutricionista

Manual e Guia Ilustrado de Recadastramento de PJ

Disponibilizamos aqui os materiais para auxiliar diretores e responsáveis pelas PJs registradas e cadastradas no CRN10 a realizar o recadastramento online de empresas. Qualquer dúvida enviar email para pessoajuridica@crn10.org.br.

Clique no título para download dos arquivos:

Manual de Recadastramento PJ – CRN10

Guia Ilustrado Recadastramento – CRN10

Alimentação Fora do Lar – Diálogo com Gestores

Materiais das palestras realizadas no evento promovido pelo Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região – Santa Catarina/CRN-10, com o apoio da ABRASEL/SC, ABIH-SC e SHRBS: “Alimentação Fora do Lar – Diálogo com Gestores”.

Clique no título para download do arquivo:

Empreendimentos Gastronômicos – Aline Pereira da Fonseca/SP

Nutricionista: Resultado, no prato, no bolso e na satisfação do seu cliente – Milliane Freire/RJ

Gestão de custos, a base para o desempenho financeiro do seu negócio! – Marlise Potrich Stefani/RS

Pôster CRN10 – SBAN 2013

O CRN10 apresentou o pôster “Atuação do Nutricionista em Unidades de Alimentação e Nutrição no Estado de Santa Catarina” no Congresso da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) de 2013, realizado em Foz do Iguaçu/PR. O objetivo do trabalho foi de apresentar dados referentes à atuação do nutricionista na área através da aplicação de Roteiros de Visitas Técnicas (RVT), realizadas no ano de 2012, em 38 UANs do estado de Santa Catarina.

Clique no título para download do arquivo:

Atuação do Nutricionista em Unidades de Alimentação e Nutrição no Estado de Santa Catarina

Pôster CRN10 – CONBRAN 2012

O CRN10 apresentou o pôster “Atuação do Nutricionista em Alimentação Escolar Pública no Estado de Santa Catarina” no Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição (CONBRAN) de 2012, realizado em Recife/PE. O objetivo do trabalho foi de apresentar dados referentes à atuação do nutricionista na área através da aplicação de Roteiros de Visitas Técnicas (RVT), realizadas no ano de 2011, em 38 municípios do estado de Santa Catarina.

Clique no título para download do arquivo:

Atuação do Nutricionista em Alimentação Escolar Pública no Estado de Santa Catarina

Alimentação Escolar – Rede Privada

Material da palestra: Atuação do Nutricionista em escolas da rede privada de ensino – Palestrantes Nutr. Joana Wience Gluck e Luciane Gonçalves de Lima, proferida no II Encontro de Nutricionistas do CRN10 – 23/08/2013.

Clique no título para download do arquivo:

Atuação do Nutricionista em Alimentação Escolar – legislação

Desenvolvimento de Cardápio

Educação Nutricional

Sugestão de contrato

Manual de Compras para Licitação

Este manual de compras para licitação é da Universidade Federal de SC e pode servir de subsídio para o nutricionista que atua na área de licitações. Dentro do manual há sugestão de lista de compras, inclusive.

http://dcl.proad.ufsc.br/files/2013/09/Manual-de-Compras-2013V31.pdf

O Manual de Compras da Universidade Federal de Santa Catarina foi elaborado com o objetivo de definir normas para solicitação de compras de materiais permanentes e de consumo, possibilitando que os requerentes instruam melhor os processos de compras, visando à dinamização do processo, à racionalização dos trâmites, à eficácia das aquisições da UFSC, à celeridade dos processos e a incentivar os requerentes a efetuar um planejamento anual e, ainda, a atender às orientações da Controladoria Geral da União e do Tribunal de Contas da União, as quais se tornam cada dia mais rigorosas.

Fonte: Site UFSC – Departamento de Compras e Licitações