As ações serão concentradas em dois locais, Trapiche da Av. Beira-Mar Norte e Beiramar Shopping. O bate-papo com a população tem por objetivo a orientação sobre o maior consumo de leguminosas na alimentação, as diferenças entre alimentos in natura, processados e ultraprocessados e os cuidados com o consumo diário. Oficinas de preparo de pratos saudáveis serão oferecidas gratuitamente.

A data 16 de outubro está marcada como o Dia Mundial da Alimentação e eventos em todo o mundo levam à conscientização dos cuidados com a saúde alimentar e os riscos que acarretam uma dieta inadequada.

No sábado, 15 de outubro, entre 9h e meio-dia, o Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região, CRN10, em parceria com a Estácio Santa Catarina, estará no Trapiche da Av. Beira-Mar Norte com diversas ações gratuitas.

Alunos e professores do curso de Gastronomia da instituição irão ministrar minioficinas gratuitas para o público e ensinar de forma prática e criativa, o preparo de alguns pratos e combinações contendo leguminosas como feijão, ervilha, milho, vagem, lentilha, entre outras. Um workshop para quem quer aprender a fazer tofu, queijo produzido à base de soja, também está previsto entre as atividades. Haverá degustação de todos os pratos preparados.

No período da tarde, das 14h às 18h, a ação com nutricionistas do CRN10 vai para o  BeiramarShopping, 1º piso, levar orientações às pessoas sobre os tipos de alimentos in natura, processados e ultraprocessados e estimular também o consumo de leguminosas. Serão distribuídos flyers com material explicativo.

Leguminosas, Clima e Agricultura

Com o tema “O clima está mudando. A alimentação e a Agricultura também”, a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) chama atenção para as relações entre as mudanças climáticas e as formas de produzir e consumir alimentos. Dentro desse contexto, o ONU declarou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas, sob o tema “Sementes nutritivas para um futuro sustentável”.

Mais de 150 países do mundo organizam diversos eventos e o Dia Mundial da Alimentação já é um dos mais destacados do calendário da ONU. Este ano ações de incentivo ao consumo desses alimentos estão acontecendo em parceria com governos, instituições privadas, organizações não governamentais e várias outras entidades.