De 16 a 18 de novembro foi realizado o Congresso Sul, Sudeste e Centro-Oeste de Secretarias Municipais de Saúde. Este evento foi uma oportunidade para que os mais de 3.300 gestores municipais dessas três macrorregiões – prefeitos, secretários de saúde e profissionais da área – pudessem dialogar sobre a gestão e soluções para otimizar os serviços prestados à população em geral. O Sistema CFN/CRN participou do evento com conselheiros federais e representantes dos regionais dos CRN 1, 2, 3, 4, 8, 9 e 10. A vice-presidente do CRN-10 Carla Galego e a diretora Tesoureira Adriana Salum estiveram participando das atividades.

Com um estande institucional, o Sistema buscou o diálogo com os gestores, informando o papel fundamental dos nutricionistas em todos os níveis de atenção à saúde e a viabilidade da contratação desses profissionais para as áreas da saúde e, também, da educação e assistência social nos municípios. “Para a nossa satisfação, temos percebido, a cada evento deste tipo, uma maior sensibilidade dos gestores em relação aos espaços a serem ocupados pelos nutricionistas. Precisamos avançar nessas ações e fortalecer nossas entidades de representações para ganharmos cada vez mais visibilidade nesse contexto”, pontuou a vice-presidente do CFN, Kátia Guimarães.

No total, o espaço dos nutricionistas foi visitado por mais de 1.100 pessoas, que receberam um kit institucional do órgão, panfletos, folders e também puderam participar de quiz interativo com um desafio de perguntas e respostas sobre o papel do profissional na saúde pública.

CONASEMS 2024

O próximo evento da área será o Conasems – Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. Ele está marcado para os dias 30 de junho, 1º, 2 e 3 de julho de 2024, em Porto Alegre (RS). O presidente do Cosems – Porto Alegre, Fernando Ritte, anfitrião do evento e secretário de saúde da capital gaúcha, fez um convite especial ao Sistema CFN/CRN para que “possamos enriquecer o debate pela melhoria da saúde pública em todo o Brasil”, destacou.