A cidade de Joinville foi escolhida para sediar a segunda edição do III Encontro para Nutricionistas Responsáveis Técnicos de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). O evento foi realizado pelo Conselho Regional de Nutricionistas da Décima Região (CRN-10) no auditório do Hotel Le Canard. A coordenadora da Comissão de Fiscalização do CRN-10, Juliana Franco esteve presente e fez a abertura do evento.  Na mesa de autoridades estavam também e fizeram uso da palavra a nutricionista Ana Paula de Mello, 2ª Vice-presidente da Sociedade e Presidente do Departamento de Gerontologia e a representante da Vigilância Sanitária, Andressa Flores Dornelles, coordenadora de Fiscalização Sanitária. Do CRN-10 estavam ainda a conselheira Deise Maria Pacheco Gomes, que integra a Comissão de Fiscalização e coordena a Comissão de Ética, e as nutricionistas fiscais Gabriela da Silva e Rafaela Bertuol.

O evento reuniu cerca de 30 nutricionistas responsáveis técnicas de ILPIs e teve a presença também das integrantes do Conselho Municipal do Idosos de Joinville Heidi Bublitz Schubert e Maria das Graças Machado Cossia, da assessora técnica Mônica Cristina Romminger e também de mais uma fiscal da Vigilância Sanitária, Chana Grasiele Beninca

Assim como ocorreu em setembro de 2022, em Florianópolis, o Encontro teve como objetivo aprimorar a atuação dos nutricionistas nas ILPIs, proporcionar atualização técnica sobre nutrição para idosos, valorizar a atuação, fornecer espaço para discussão em oficina e estratégias de ações em conjunto e ainda aproximar os nutricionistas que atuam nas ILPIs.

Na primeira parte, a conselheira Juliana Franco falou da importância de eventos como esse para trocar experiências e apresentou o Manual Orientativo para Nutricionistas atuantes em Instituições de Longa Permanência para Idosos, uma publicação virtual que está disponível aqui no site e que teve a colaboração de várias nutricionistas, atendendo as demandas levantadas pelo setor de Fiscalização do CRN-10 (leia matéria sobre o Manual). Em Santa Catarina há 230 ILPIs cadastradas no CRN-10 com responsáveis técnicos na área.

Em seguida, a nutricionista fiscal Gabriela da Silva fez uma apresentação do CRN-10 e abordou “Código de Ética, Atribuições e Responsabilidade Técnica”. Ela mostrou alguns destaques sobre a conduta do nutricionista neste tipo de atuação e qual o papel do Conselho na fiscalização.

Dando sequência à programação, a nutricionista Elisa de Espíndola fez a palestra sobre a atuação do profissional nutricionista na ILPI, iniciando pela contextualização da saúde dessa faixa etária, as necessidades que precisam ser atendidas até chegar no dia a dia das rotinas que precisam ser implementadas. Nutricionista  com pós-graduação em Nutrição Clínica e Metabolismo pela Universidade Estácio de Sá,  e em Materno-Infantil pela IBem e Curso de Extensão no Child Behavior Institute of Miami em Seletividade Alimentar, Elisa de Espíndola é coordenadora e Professora do Curso de Nutrição Estácio de Sá Santa Catarina e tem experiência prática de 8 anos em ILPIs no atendimento dos institucionalizados com a recuperação e manutenção do peso e também com dietas enterais.

Depois foi realizada uma Oficina sobre assistência nutricional do idoso com o estudo de três casos clínicos. Os participantes foram divididos em grupos e depois de debater um caso, apresentaram ao público suas indicações.