O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) enviou nesta segunda-feira mais 100 bolsas de hemocomponentes ao Rio Grande do Sul. Na semana passada, já haviam sido enviadas 90 bolsas, entre plaquetas, pool de plaquetas e outros hemocomponentes para auxiliar o Estado vizinho.

O material será transportado pelo avião do Estado até Porto Alegre. À tarde, será feita nova remessa para Passo Fundo, no Planalto Médio gaúcho.

No sábado, o HEMOSC abriu as portas em caráter extraordinário em oito municípios para reforçar os estoques e auxiliar o Rio Grande do Sul. Foram recebidos 721 candidatos à doação de sangue e coletadas 618 bolsas. Novos envios de hemocomponentes serão realizados conforme a necessidade do HEMORGS. Inclusive haverá envio de hemoderivados para pacientes hemofílicos.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, reforça que Santa Catarina está empenhada mandando toda a ajuda necessária ao Estado gaúcho. “Quero agradecer a todos os nossos voluntários que foram a uma das nossas unidades da Hemosc fazer a doação. A toda equipe que trabalhou no sábado, e por isso está nos permitindo enviar essas bolsas de sangue. Vamos seguir amparando os pacientes do Rio Grande do Sul no que tiver ao nosso alcance”, informa.

O presidente da FAHECE, Dr. Alvin Laemmel, organização social que faz a gestão do HEMOSC junto à Secretaria de Estado da Saúde, agradeceu a mobilização dos colaboradores e aos doadores que compareceram às unidades do HEMOSC. “Nosso muito obrigada a todos que contribuíram com esse gesto, tanto aos trabalhadores, fundamentais para o bom atendimento em toda a hemorrede, quanto aos doadores voluntários que atenderam ao nosso chamado”, afirmou.

A diretora-geral do HEMOSC, Patrícia Carsten, agradeceu à hemorrede, que rapidamente se organizou para atender ao chamado nesta situação de necessidade. “Todos entenderam que esse é o nosso propósito. Trabalhar para fortalecer a esperança e salvar vidas. Os catarinenses estão enviando sangue e orações aos gaúchos”, disse.