O IV Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CongrePICS) iniciou oficialmente na noite desta quarta-feira (8/11), em  Florianópolis, com o tema “PICS E SAÚDE PLANETÁRIA: Transdimensionalidade da filosofia das PICS para o desenvolvimento da justiça social e sustentabilidade no cuidado planetário”.

Na solenidade de abertura estiveram presentes representantes da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado e Municipal de Saúde, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, do Conselho Nacional de Saúde, além dos conselhos profissionais de saúde.

A coordenadora geral do evento, Karen Denez, destacou o envolvimento de todas as instituições e profissionais da Rede Pics Brasil para a concretização do Congresso. A representante da região Sul da Rede Pics Brasil, Rosália Figueiró Borges, fez um breve histórico da evolução das Práticas e ressaltou alguns desafios a serem superados. Outras autoridades também fizeram uso da palavra e ao final a palestra magna foi ministrada por Kaká Werá, escritor, ambientalista e conferencista indígena brasileiro que atua na valorização, no registro e na difusão dos saberes ancestrais de povos indígenas.

A presidente do CRN-10, Vânia Passero, e coordenadora da Comissão Especial e Transitória de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Conselho Federal de Nutricionistas (CET-PICS/CFN), está no evento junto com mais duas integrantes da Comissão: Deise Lopes e Sula de Camargo. O Sistema CFN/CRN está na área de exposição do Congresso com um estande para receber os nutricionistas e demais profissionais, divulgando a atuação nas PICS com distribuição de um folder informativo e ainda um QR Code que leva aos materiais técnicos do tema e ao Guia de Prescrição pelos Nutricionistas e Dispensação pelos Farmacêuticos de Suplementos Alimentares e Fitoterápicos

Profissionais de saúde, terapeutas, gestores, trabalhadores e usuários do SUS, pesquisadores e outros interessados nos temas relacionados a estas Práticas somam cerca de 700 participantes, que caminham pelos espaços para trocar experiências, apresentar trabalhos científicos e receber informações que abrangem palestras técnicas, mesas de debates sobre atuação dos profissionais em várias áreas, além de relatos de experiências no SUS.

Organizado pela Rede de Atores Sociais em Pics (RedePics Brasil) com apoio de outras entidades, entre elas o Sistema CFN/CRN, o IV CongrePICS  vai até 11 de novembro. Ocorrem paralelamente o  III Encontro de Pics da Região Sul e o XV Congresso Brasileiro de Naturologia.

A programação oficial do IV Congrepics está organizada em quatro eixos: